Conselhos3 minutos

Perguntas e dicas para quebrar o gelo no primeiro encontro

Perguntas e dicas para quebrar o gelo no primeiro encontro

O Pólo Sul em pleno inverno: -65 °C, e entre vocês, uma camada de gelo de 2 km de espessura. Já te consegues ver no papel do corajoso pinguim, a cruzar a extensa área congelada com a tempestade pela frente, para encontrar o teu ou a tua cara-metade… Felizmente, o nosso conselho tropical irá permitir que superes todo este gelo em menos tempo do que será necessário para dizeres “aquecimento global”.

Vocês já se conhecem: aproveita!

Mesmo que seja o vosso primeiro encontro, vocês não são estranhos: provavelmente conheceram-se num site de namoro, trocaram e-mails, telefonemas… E mesmo que quase não saibam nada um do outro, há pelo menos um amigo em comum, algo que vos pôs em contacto: usa este conhecimento, por mais limitado que seja, para iniciar a conversa.

O riso para quebrar o gelo

A conversa continua a ser a via mais segura: através dela não corres o risco de falhar e, aos poucos, verás que o gelo começa a ceder. No entanto, o riso é mais eficaz – a sua ação é instantânea. Mas esta ferramenta não pode ser colocada nas mãos de qualquer um: uma piada que não resulta pode condenar a tua estratégia ao fracasso e ter consequências bastante indesejáveis. Deves então começar por utilizar o humor com moderação antes de mostrares todos os trunfos que tens na manga.

Não quebres o gelo: patina sobre ele!

Se o riso não é a tua arma preferida e não consegues encontrar assuntos de conversa, podes sempre optar por comentar algum assunto do teu interesse. Fala sobre a situação em que te encontras agora: o desconhecido, a distância, o desconforto. Expõe o que sentes com toda a franqueza e, porque não, acrescentando alguma ironia, rindo-te de ti próprio/a.

Torna-te espetador/a

Outra opção para quebrar o gelo: planeia um ponto de encontro com antecedência onde ambos serão espetadores. De quê? De qualquer coisa: pessoas a passar (numa esplanada), crianças a brincar (num parque) animais e natureza (no zoo)… ou mesmo de um verdadeiro espetáculo (teatro, circo, concerto), etc. A ideia é tornarem-se espetadores e esquecerem um pouco o lado tenso da situação, visto que poderão sempre falar de outra realidade, aquela a que estão a assistir naquele momento.

Sê verdadeiro/a

Talvez seja o melhor conselho que te podemos dar… e não só para quebrar o gelo! Sermos nós próprios, autênticos. Quando o teu interlocutor se aperceber de que estás a ser verdadeiro/a (e vais ver que ele ou ela vai mesmo notar), sentir-se-á mais confortável, mais calmo e o gelo acabará por derreter por si.

Não tenhas receio…

O gelo é apenas a materialização da nossa insegurança. Se conseguires ir ao primeiro encontro sem aquele peso no estômago ou nó na garganta, a camada de gelo ficará cada vez mais fina e fácil de quebrar. Como devo agir? Pensa nestes termos: este é apenas um encontro entre duas pessoas solteiras que têm como objetivo entenderem-se e dar-se bem. Como pode correr mal?

Oferece-lhe um pequeno presente

Este não deve ser nada de especial, antes pelo contrário. Basta que este pequeno gesto tenha um significado ou uma história. Deste modo, quando lho ofereceres, poderás explicar-lhe o motivo. Nada como contar uma história para ajudar a quebrar o gelo.

Todos os dias, começam grandes histórias no Meetic. Comece a sua história agora! Registo